Escolha uma Página

Empreendedor Digital – Como Posso Ser – Estudo de Causa

É possível eu ser um empreendedor na era digital?

Empreendedores Digitais. Por que muitos estão largando tudo e se tornando empreendedores digitais? Por que estão deixando uma carreira promissora e embarcando no mundo online? É realmente possível ganhar dinheiro pela internet?

Pense bem! Você não concorda que o ambiente corporativo está cada dia mais estressante? Isso é uma realidade, não é? Você tem que lidar com a pressão para atingir metas, lidar com pessoas mau humoradas, e para piorar, colegas de trabalho que querem te prejudicar e assim por diante.

Ou você está tentando se recolocar no mercado de trabalho, mas, não está conseguindo um emprego adequado. Talvez você está trabalhando e, mesmo assim, percebe que o que ganha não dá pra pagar as contas. Só para citar alguns exemplos.

Por causa de todos esses fatores, muitos estão decidindo largar tudo e estão tentando buscar uma alternativa tentando ser  empreendedores, trabalhar por conta, ser o próprio patrão, ter o próprio negócio. Estão buscando ter um horário mais flexível, uma rotina menos estressante, consequentemente, tendo mais tempo para si.

Você se depara com vídeos e várias matérias de pessoas dizendo que se tornaram bem-sucedidas empreendendo e provavelmente pensa: “É isso que eu quero!“. Sim você pode conseguir, no entanto, é bom saber onde está pisando para não se decepcionar.

Muitos estão buscando na internet construir a sua própria carreira, estão transformando o seu negócio no formato digital. Decidiram abrir mão de tudo e estão trabalhando 100% no mundo virtual.

Quais são os aspectos bons e ruins de ser um empreendedor digital? Isso é pra mim? Empreender é para você?

Primeiro, vamos ver como encontrar meios de se tornar um empreendedor, ou seja, passar a ser dono do seu próprio negócio usando a internet. Pode ser um blog, uma loja virtual para terapeutas, um negócio local, etc. É possível? O que tenho que fazer?

Me acompanhe que vou te mostrar.

O que é um empreendedor digital?

Um empreendedor digital é uma pessoa que decide montar seu próprio negócio, mas, para trabalhar apenas na internet. Diferente de uma loja física, que atende os clientes na loja e também atende outros pela internet, ser um empreendedor digital é atender seu público apenas pela internet. Toda a divulgação, venda de produtos, prestação de serviços e o atendimento ao público é feito online, não tem contato físico com os clientes.

Palavras de cautela.

Olhando assim, parece ser uma tarefa fácil, não é mesmo? Mas existem desafios a ser superados. O primeiro é o de lidar com a concorrência. O segundo é encontrar algo que combine com você. O terceiro e o mais complicado, é o perigo de acabar comprometendo todo o seu tempo ao empreendimento. Nesse caso, aquilo que você estava buscando, ter tempo pra si, pode ir de água abaixo. Isso se dá quando a pessoa se empolga tanto e tenta se tornar um influenciador digital.

Vamos, então, ao primeiro passo,  aprender a contornar a concorrência.

Mas como fazer isso no meio de tanta concorrência?

É verdade que é dfícil achar um nicho em que um empreendedor digital não esteja atuando e você se vê sem saída. Mas, é necessário entender bem tudo o que está envolvido em ser um empreendedor digital e em como descobrir um nicho adequado para você empreender.

Por isso, decidi escrever este artigo, depois que revi uma matéria feita pela jornalista Ana Paula Padrão sobre as Redes Sociais. O programa passou na Band o ano passado e está dividido em dois vídeos. Como eu gostei muito da matéria, resolvi compartilhar para ajudar qualquer pessoa que busca empreender.

Estes são vídeos um pouco extensos, e como o tempo para assitir hoje em dia é complicado, vou colocar um resumo de cada um deles. Além disso, Junto vou mostrar as sacadas de como descobrir um nicho ou segmento pra você montar do zero o seu negócio próprio no formato digital.

Com as ideias que o primeiro vídeo apresenta, você vai conseguir passar pelo primeiro desafio, lidar com a concorrência.

A primeira parte da matéria vai mostar como algumas pessoas estão empreendendo e como elas conseguiram fazer isso. Em seguida, farei o resumo e mostrarei as sacadas que a matéria trouxe para lidar com a concorrência e achar um meio de empreender. O vídeo só está disponível no site oficial da Band, portanto, clique na imagem abaixo para assistir, ou clique aqui.

anapaulapadrão.doc: Redes Sociais – Parte 1

Band Ana Paula Empreender nas Redes Sociais

Resumo do 1º Vídeo e os Insights

Como as donas de um gato se tornaram empreendedoras?

Com algo que começou como um hobby elas transformaram o gato delas, o Chico, em um Business Cat. Em resultado disso, ele se tornou o primeiro Pop Star Influencer Felino das Redes Sociais do Brasil! Ele se tornou um gato propaganda de várias marcas, e junto, criaram a própria marca. Devido a isso, decidiram largar os empregos que tinham e se dedicaram exclusivamente ao empreendimento digital.

Como elas conseguiram isso?

Elas começaram a postar fotos nas redes sociais e viram que o pessoal estava gostando, daí, criaram a página do Chico. No começo chegou a ter 50.000 seguidores, então elas decidiram largar os empregos e se dedicar exclusivamente ao negócio. Passaram a trabalhar pro Chico. Por incrível que pareça, elas não tinham ainda uma renda se quer, mesmo assim, decidiram arriscar. O sucesso foi tanto que começaram a aparecer algumas empresas que queriam a usar a página do Chico para divulgar a marca deles. O Chico acabou se tornando um Gato Propaganda.

Consequentemente, decidiram criar a própria marca e lançaram a loja virtual para vender os seus produtos. Elas não gostavam nem um pouco dos produtos para gatos que queriam comprar para os gatos delas. Achavam que eram feios para fazer parte da decoração da casa. Daí veio a sacada, vamos criar os nossos próprios produtos. À partir daí, lançaram a própria marca e começaram a alavancar nas vendas dos seus próprios produtos.

Motivo de terem conseguido.

O motivo principal foi a paixão pelo o que elas estavam fazendo, fazer o gato delas ficar apresentável e compartilhar isso.

Primeira sacada que dá para extrair do vídeo se você quer empreender digitalmente

1º – Ter uma paixão por um tema específico.

“As pessoas se conectam por meio de paixões compartilhadas”, é o que fala a Gerente de Comunidade do Instagram, Inès Schinazi. As pessoas estão indo cada vez mais em busca de coisas relacionadas aos seus gostos. Como resultado, elas se conectam com quem tem a mesma maneira de viver e de pensar.

Então, não importa quem você é, sempre terão pessoas similares à você, que pensam como você, querem viver como você. Empreender digitalmente é saber encontrar essas pessoas que tem as mesmas afinidades que você. Onde? Na internet. Isso se chama segmentação. Quando você descobrir onde essas pessoas estão, procure descobrir uma necessidade ou um problema específico delas. Como assim? Pense bem, se você possui necessidades ou problemas e você descobriu um jeito interessante de satisfazer essas necessidades, ou resolver um problema, use isso. Procure ajudar as pessoas que tem os mesmos problemas e necessidades que você tem. Se você achou a solução, use essa tua experiência para ajudar outros. É assim que se inicia um negócio online, é você oferecer algo que as pessoas estão procurando.

Como a Vitória se tornou uma empreendedora 100% digital?

Ela começou com uma página nas redes sociais e largou um emprego muito bom para começar o negócio próprio. Qual foi? O de personalizar canecas de porcelana e colocar para vender na internet.

Para isso, ela procurou saber o que cada seguidor queria e adaptava a personalização da caneca a eles.

Isso se chama SEGMENTAÇÃO. A segmentação é uma maneira de você direcionar suas informações às pessoas específicas. Não é fazer divulgação a esmo, como entregar panfletos na rua, por exemplo. Você seleciona esse perfil de pessoas e começa a se conectar com elas.

Ela viu que podia despertar paixões produzindo canecas personalizadas. Percebeu que podia segmentar ainda mais os apaixonados por canecas de porcelana personalizadas. De que maneira? Começou a personalizar canecas exclusivas para mães, pais, namorados, profissionais, etc, assim ela conseguiu atender de maneira personalizada o seu público.

Em seis meses ela já começou a ganhar, usando a internet, mais do que ganhava no bom emprego que ela tinha.

Segunda ideia que dá para tirar do vídeo

2º – Segmentar bem um nicho ou público alvo.

Se você vai tentar atender um público alvo, procure segmentar mais esse público. Embora seja o mesmo perfil de seguidores, cada um tem necessidades diferentes, como o caso que vimos da Vitória com as canecas, que personalizou as canecas pensando em cada tipo de pessoa desse mesmo público.

Um esquema bem simples de como fazer isso conforme a imagem abaixo:

Como segmentar o Público Alvo

Como segmentar o Público Alvo

Dá pra fracionar mais ainda esse público. Um exemplo no caso das mulheres casadas com filhos. Você pode direcionar certas informações para quem tem bebês, outras para quem tem filhos adolescentes, e por aí vai.

Assim, você separa informações, produtos ou serviços apenas àquelas pessoas específicas. Daí, em vez de você passar a mesma informação para todos do teu público alvo, você passa informações específicas apenas àqueles que tirarão melhor proveito. Desse jeito, você não faz uma pessoa perder seu valioso tempo com algo que não é pra ela.

Terceira dica que o vídeo passa pra gente

3º – Fazer algo que você domina, entenda bem. Algo que você ama.

Notou que a  Vítória era apaixonada desde criança em pinturas em cerâmicas? É por isso que ela resolveu arriscar nessa habilidade que adquiriu desde cedo.

Sendo assim, ao ingressar no empreendedorimo digital, não basta escolher um ramo de atuação, uma atividade e um público alvo. Não, isso não é tudo. Você tem que ter a habilidade necessária, o dom naquilo que vai fazer, ser bom no que faz. Então, você vai poder fazer com paixão e bem feito.

Isso é o que vai fazer com que as pessoas com os mesmos gostos que você te curtam e adquiram o teu serviço ou os teus produtos.

Vamos à quarta dica extraída do vídeo:

Qual o Segredo do Sucesso do(a) Empreendedor(a) Digital?

4º – Passar Verdade, Ser Verdadeiro(a).

Ser autêntico(a), ser você mesmo(a), passar sinceridade naquilo que faz.

Quando alguém decide ser um Fake, ou seja, imitar outros, pode até conseguir alguma coisa no começo, mas não vai durar, porque isso não faz parte do seu dia a dia. Não faz parte da sua essência, do seu ser, e as pessoas percebem a falta de sinceridade no que ela faz e deixam de seguir essa pessoa. Para algo funcionar, nos meios digitais, tem que ser algo que faça parte da sua rotina, você tem que estar envolvido(a) com aquilo, daí, você vai realmente passar autenticidade.

Por isso, procure algo que você domina e que você acredita, para poder passar paixão e despertar paixão nos outros. É isso que as pessoas buscam na internet. Procuram pessoas semelhantes, alguém que entenda elas e conseguem fazê-las se sentir bem. Quando isso acontece, eles se sentem à vontade em comprar um produto, um serviço ou consumindo um conteúdo online que você está oferecendo a eles.

Resumo da Primeira Parte

O Empreendimento digital é para você?

Sim, se você tiver um público alvo bem definido ou um grupo de pessoas específicas com o qual você vai tentar se conectar.

Mas eu vou conseguir fazer disso um negócio?

Se você tiver algo para oferecer que é uma necessidade do seu público alvo. Algo que você vai deixá-los satisfeitos.

Como eu vou lidar com a concorrência?

Tendo paixão pelo que faz. Fazer algo que você domina bem, ser um especialista nesse assunto. Usar um dom que você tem em prol desse público. Assim, não vai ter concorrência que te derrube.

Devo Largar tudo e começar meu empreendimento?

Não recomendo! 

Comece devagar, conquistando sua clientela. Quando sentir que dá pra começar a viver com a renda que está tirando do empreendimento, daí, é hora de tomar uma decisão.

Teve alguns que cometeram essa loucura e deu certo, mas não se conta quantos se endividaram e se complicaram por terem sido afoitos.

Mas, enquanto tiver que manter seu emprego, não misture as coisas. Administre seu empreendimento nas horas vagas.

Segunda Parte da Matéria

Enquanto a segunda parte não fica pronta, deixa o teu nome abaixo para eu poder te avisar quando for ao ar, ok!

Cadastre-se para saber mais!

Ainda tem muito para ensinar, mas gostaria de passar pessoalmente essas informações. Ou pode ser que queira saber sobre o meu serviço de web designer e seo em botucatu. Preencha o formulário que entro em contato com você. Até lá!

9 + 1 =